Interrogacidade
O EIA, Experiência Imersiva Ambiental, é um grupo que trabalha mapeando, viabilizando e propondo ações que têm como denominador comum a rua. Por dois anos consecutivos, o EIA promoveu em São Paulo um encontro de artistas de todo Brasil para realização de projetos de arte pública.
Na Virada Cultural, o EIA apresenta o Interrogacidade, conjunto de ações multidisciplinares que irão ocorrer na Praça Ouvidor Pacheco da Silva, no Largo São Francisco.
O Interrogacidade é o momento de devolver as experiências passadas à metrópole. Uma vez editados, os registros das ações do EIA criam uma nova zona de interação. Os prédios da metrópole serão a tela para projeções dos vídeos, as ruas serão o campo para panfletagem, performances e música.
Praça Ouvidor Pacheco da Silva
Largo São Francisco
Centro
São Paulo
20/05/2006
Virada Cultural
Nos dias 20 e 21 de Maio São Paulo vai viver, mais uma vez, uma grande maratona cultural de 24 horas em todas as regiões da cidade. A Virada Cultural de 2005 introduziu um conceito novo em eventos públicos: cultura para todos, em todos os lugares. Por este motivo obteve adesão da população e da mídia.
O principal objetivo da iniciativa, que já faz parte do calendário cultural de São Paulo, é levar as pessoas a se apropriarem do espaço público, assumindo e celebrando a cidade por meio da cultura.
De 19 a 20 de Novembro do ano passado (2005), durante 24 horas a cidade esteve mobilizada em torno de múltiplas atrações culturais, voltadas para diferentes públicos, buscando contemplar a todos os gostos. Foram mais de 3 mil artistas que se apresentaram em 250 locais. Os principais articuladores do evento foram a Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo, a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o SESC São Paulo e a SP Turis. A adesão espontânea de muitas outras entidades também foi marcante e ajudou a Virada a ser um momento importante na cultura da cidade.
http://www.viradacultural.com.br